segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CinePatux3em1: Identidade Bourne (The Identity Bourne)

Olá!
Tudo bem!?

Hoje estou estreando a seção "CinePatux3em1" neste humilde, e pessoal, blog.
A proposta é simples: fazer humildes, simples e práticas anotações sobre os filmes que eu ver, seja no cinema, Netflix, em DVD, Blu-Ray, VHS, etc.

Para começar, um filme que estava na minha lista desde maio de 2012:



Identidade Bourne
(ou em bom inglês, The Bourne Identity)
IMDb, Wikipedia


Até agora foram quatro filmes da "série Bourne". As aspas se devem ao fato que o quarto e mais recente filme, pelo que ouvi falar, não é sobre Jason Bourne, o protagonista dos três primeiros.

Duas observações:

  1. faz parte do auto-desafio (desta seção) ser sucinto, logo, acostume-se com textos curtos por aqui. Os longos serão feitos, esporadicamente, mas fora da sessão "CinePatux3em1"
  2. É bom deixar claro que este filme sobre o qual farei/fiz esta postagem é uma "refilmagem", logo, caso recorreram ao Oráculo, verão que há uma versão do tempo em que bigamia era crime no Brasil... a long time ago!!


Enfim, vamos ao 3em1 desta versão que assisti, de 2002, com Matt Damon.

  • o ritmo do filme é muito bom, fazendo com que suas quase duas horas de duração voem;
  • não havia muito milagre a ser feito com o roteiro, já que é baseado num livro, mesmo assim, as possíveis adaptações que ocorreram ficaram invisíveis para quem não leu o livro (meu caso), o que me fez embarcar na ação/suspense proposta pelo filme. Fato é que agora quero ler o livro.
  • o que me incomodou, só um pouquinho, foi o finalzinho do filme. Mas faz parte.
Nota: 4,5/5